Ir para o conteúdo

Como escrever termos de busca eficazes?

Se você está recebendo muitos resultados irrelevantes para uma busca, experimente remover a busca existente e criar uma nova busca com os termos de seu interesse usando palavras mais específicas.

Experimente deixar marcado a opção de "Busca Exata". Desta forma, um resultado será positivo somente quando as palavras entre aspas aparecerem exatamente uma próxima da outra no texto original.

Para evitar muitos resultados sem relevância, também é possível excluir determinadas palavras de um alerta. Basta acrescentar um hifen antes das palavras a serem ignoradas. Veja dicas.

É possível no mesmo alerta incluir termos exatos e não exatos, desmarcando a opção "Busca Exata" e colocando os termos exatos entre aspas. Por exemplo, para ser avisado sempre que uma página de diário contiver o termo "joao silva" e "parafusos", basta criar um alerta desmarcando a opção "Busca Exata" e com a expressão a seguir:

"joao silva" parafusos

Assim, um documento que contenha "joão paulo comprou parafusos" e "joão carlos silva comprou parafusos" não serão positivos, porém "joão silva comprou parafusos" sim.

Caso esteja interessado em publicações que mencionem seu nome, um exemplo de busca eficaz seria entrar como termo da nova busca diária apenas o seu nome exatamente como ele é publicado nos diários oficiais. Evite colocar qualificadores, adjetivos e palavras adicionais, a não ser que esteja recebendo muitos resultados irrelevantes.

Maiúsculas, minúsculas e acentos são ignorados durante as buscas então não é necessário criar multiplas buscas com caixas distintas e com/sem acentuação.

Evite escolher muitas fontes de busca (diários oficiais) para um mesmo termo, isso também pode trazer muitos resultados de pouca relevância.

Evite termos pouco específicos como “concurso”, “licitação”, “processo”, “petrobras” pois eles irão gerar muitos resultados. Use, por exemplo, termos como “concurso petrobras direito”.

Idéias e Base de Conhecimento